01/11/2011

Introdução às Declinações

Gêneros: O latim além do masculino e do feminino, tem também o gênero neutro, isto é, nem masculino nem feminino.

Terminação:  O adjunto restritivo, o objeto indireto, o objeto direto,etc., exprimem-se, em português, por meio de artigos e preposições. Em latim não há artigos; os complementos e os adjuntos se exprimem, em geral, por meio de modificações na parte final das palavras. À parte final variável de qualquer nome chamaremos terminação.



Casos e Declinações: 

a) Declinar(ou flexionar): quer dizer acrescentar à parte invariável de um nome as terminações dos casos.

b) Os casos são seis: o nominativo para o sujeito e para o predicativo do sujeito; o genitivo para o adjunto restritivo; o dativo para o objeto indireto; o acusativo para o objeto direto; o vocativo para o vocativo.
O vocativo para o agente da passiva e para muitos adjuntos que serão estudados mais tarde.

c) As declinações dos substantivos são cinco e distinguem-se pela terminação do genitivo singular, a qual é -ae na primeira declinação, -esse na segunda, -is na terceira, -us na quarta, -ei na quinta.

Por isso os dicionários registram os substantivos, dando por extenso o nominativo singular e acrescentando a terminação do genitivo singular: Nautae (Marinheiro; 1º declinação); avus (avô; 2º declinação); civis (cidadão; 3ºdeclinação); manus (mão; 4º declinação); species (espécie; 5º declinação).