29/07/2011

Igreja São Francisco da Penitência - Largo da Carioca - RJ


     Existe uma igreja no centro do Rio da qual a maioria dos cariocas nunca ouviu falar: a Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. Considerada a expressão máxima do barroco brasileiro, ela se "esconde" por trás de uma fachada simples, no alto do morro de Santo Antônio, no Largo da Carioca. 

Pela sua localização, é muitas vezes confundida com a igreja do Convento e são poucos aqueles que, no corre-corre do dia a dia do centro da cidade se dão ao trabalho de reparar que ali existem, na realidade, duas igrejas.




      A Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência foi fundada no Rio de Janeiro em 1619, tendo logo em seguida conseguido autorização dos franciscanos do Convento de Santo Antônio para construir, anexa à igreja conventual, uma capela dedicada a nossa Senhora da Conceição, sua padroeira. Um investimento da ordem de 3,5 milhões de reais feito pelo BNDES, através da Lei Rouanet possibilitou o trabalho de recuperação da igreja, que teve a primeira parte de sua restauração terminada em abril de 2001. 


A segunda parte, já iniciada, está orçada em 1,2 milhões de reais e inclui a recuperação da capela original (dentro da igreja de Santo Antônio), das salas anexas, da casa do administrador, além da construção de um prédio para abrigar documentos e as mais de duas mil peças tombadas pelo IPHAN.