15/07/2011

Igreja de São José - Centro do RJ

     A igreja de São José, é um das primeiras da Cidade, apesar de sua história dificilmente pode ser restabelecida, em virtude do desaparecimento de seus documentos durante a invasão do Rio de Janeiro por Duguay Trouin, em 1711.


     A Capela e a Irmandade, entretanto, já existiam antes de 1630; a igreja  foi reedificado em 1643, ficando a capela-mor quase dentro da água. Em meados do Século XVII, a Rua Antônio Nabo, também conhecida como caminho para Santo Antônio ou para o Porto, passaria a ser conhecida como Rua São José.


     A igreja atual foi erguido no início do Século XIX. A primeira pedra foi lançada em 1808, mas obras, segundo projeto de Félix José de Souza, modificado posteriormente pelo arquiteto João da Silva Muniz, só foram concluídas em 1824.

     A fachada revela que a Igreja observa planta das mais frequentes a partir do Século XVIII. O carrilhão da Igreja é o mais famoso da Cidade, conhecido por tocar hinos e músicas populares. A talha, em estilo  barroco, é do Mestre Simão José de Nazareth, que teria sido discípulo de Mestre Valentim. 

     Conhecendo a Igreja de São José no Rio de Janeiro.